Trump confirma encontro com Gustavo Petro após tensão entre EUA e Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (9) que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, visitará a Casa Branca na primeira semana de fevereiro. O encontro ocorre após um período de forte tensão diplomática entre os dois líderes ao longo de 2025.

O anúncio foi feito por Trump em uma publicação na rede Truth Social, na qual afirmou esperar que a visita seja positiva para ambos os países, mas voltou a cobrar ações mais rígidas contra o tráfico de drogas. Segundo o presidente americano, a entrada de cocaína e outras drogas nos Estados Unidos “deve ser impedida”.

Trump e Petro protagonizaram embates públicos no ano passado, marcados por trocas de críticas e divergências sobre a política dos EUA para a América Latina. A relação começou a se reaproximar após uma conversa telefônica de mais de uma hora entre os dois, realizada na quarta-feira (7).

Durante o período de crise diplomática, os Estados Unidos chegaram a retirar o visto de Petro após declarações feitas pelo colombiano durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Washington também suspendeu a certificação da Colômbia na luta antidrogas, medida que afeta a cooperação militar entre os países.

Após o telefonema, autoridades dos dois governos passaram a discutir possíveis ações conjuntas contra o narcotráfico e grupos armados, como o Exército de Libertação Nacional (ELN). O governo colombiano também manifestou preocupação com recentes ações dos EUA na região e defendeu cooperação regional para o combate ao tráfico de drogas.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias