Mais de 46 mil presos deixam presídios na saidinha de Natal em 2025

Mais de 46 mil presos em todo o país receberam o benefício da saída temporária no Natal de 2025 e deixaram as unidades prisionais para passar o fim de ano em liberdade. O número corresponde a 6,5% dos cerca de 701 mil detentos que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto ou aberto no Brasil.

Ao incluir outras modalidades de custódia, como a prisão domiciliar, a população prisional brasileira chega a aproximadamente 937 mil pessoas, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os números indicam uma redução em relação ao Natal de 2024, quando cerca de 52 mil presos foram beneficiados pela chamada “saidinha”. A queda foi de 11,5% na comparação entre os dois anos.

A saída temporária em datas comemorativas tem duração de sete dias. Por esse motivo, apenas em janeiro os estados deverão divulgar o balanço oficial sobre quantos beneficiados não retornaram aos presídios dentro do prazo estabelecido.

São Paulo lidera número de beneficiados

São Paulo concentra o maior número de presos contemplados pela saída temporária. Ao todo, 31,8 mil detentos deixaram temporariamente as unidades prisionais do estado, o que representa cerca de 15% da população carcerária paulista. Em 2024, o volume foi semelhante, com 32,9 mil presos beneficiados.

Em outros estados, embora os números absolutos sejam menores, a proporção em relação ao total de detentos permanece próxima. No Pará, 2,4 mil presos receberam o benefício, o equivalente a 15% da população carcerária estadual. Já em Santa Catarina, 2,1 mil detentos foram autorizados a sair temporariamente, o que corresponde a cerca de 7% do total de presos no estado.

Não houve concessão de saída temporária nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul não informaram os dados sobre o número de presos beneficiados neste Natal.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias