Apoiadores de Bolsonaro realizam ato no Distrito Federal e pedem prisão domiciliar ao ex-presidente

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na manhã deste domingo (18) no Eixão Sul, em frente ao Banco Central, em Brasília, em um ato convocado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo desembargador aposentado Sebastião Coelho. 

O protesto contou com participantes vindos de diferentes cidades e teve como pautas principais a defesa de prisão domiciliar ao ex-chefe do Executivo e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O principal foco da mobilização foi a reivindicação de prisão domiciliar para Jair Bolsonaro, que estava detido desde 22 de novembro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e foi transferido na última quinta-feira para o complexo prisional conhecido como Papudinha

Durante o ato, apoiadores também externaram apoio a pedidos de anistia ampla para pessoas envolvidas nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e criticaram decisões judiciais recentes relacionadas ao caso.

O desembargador aposentado Sebastião Coelho fez duras críticas à atuação do STF e, em especial, ao ministro Alexandre de Moraes, afirmando que o país vive sob uma “ditadura imposta pelo Judiciário”. Coelho argumentou que as decisões do tribunal limitam direitos e representam cerceamento de liberdades. 

O senador Izalci Lucas classificou a transferência de Bolsonaro como “ato de crueldade”, citando o estado de saúde do ex-presidente, que passou por várias cirurgias. Segundo Lucas, a distância entre a nova unidade prisional e os centros de atendimento médico pode dificultar o acesso a cuidados emergenciais.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias