O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, na tarde desta sexta-feira (9), que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados no próximo dia 16 de janeiro.
A confirmação ocorre a dez dias da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa em 19 de janeiro. Diferentemente do que ocorreu na edição de 2024, o edital do Enem 2025 não previa a data de divulgação das notas individuais, o que gerou expectativa entre os participantes.
Os gabaritos oficiais das provas já foram publicados. Falta agora a liberação das notas detalhadas por área do conhecimento, além da pontuação da redação. As informações estarão disponíveis na Página do Participante, acessada por meio do login gov.br, com CPF e senha.
Aplicado em novembro do ano passado, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. As notas serão utilizadas nos processos seletivos que se aproximam, como o próprio Sisu, que segue até 23 de janeiro, o Prouni, com inscrições previstas de 26 a 29 de janeiro, e o Fies, que ainda não teve calendário divulgado.
Histórico de instabilidades
As últimas edições do exame foram marcadas por dificuldades técnicas no momento da divulgação dos resultados. Em 2023 e 2024, candidatos relataram instabilidades na Página do Participante, falhas no sistema de login e problemas com a verificação de segurança (captcha).
Além disso, o Enem 2025 também ficou envolto em polêmica após a revelação de que o estudante Edcley Teixeira antecipou ao menos oito questões que acabaram sendo aplicadas na prova. O Inep decidiu anular três dessas questões, o que impactou o resultado final de parte dos participantes.

