“São as pessoas mais feias que já vi”, diz Trump sobre venezuelanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a gerar repercussão ao fazer declarações de cunho racista contra o povo venezuelano. Durante um encontro com parlamentares republicanos da Câmara dos Representantes, realizado nesta terça-feira (6), no Kennedy Center, em Washington, Trump afirmou que os venezuelanos seriam “o povo mais feio do mundo”. 

A fala ocorreu em meio às articulações políticas para o próximo período eleitoral.

A declaração foi feita poucos dias após o presidente norte-americano autorizar uma intervenção militar na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro no sábado (3). Maduro foi levado à força para Nova York, onde deverá responder a processos na Justiça dos Estados Unidos por acusações relacionadas ao narcoterrorismo.

No mesmo contexto, Trump anunciou que os Estados Unidos passarão a receber petróleo venezuelano. Segundo o presidente, a Venezuela deverá entregar ao país até 50 milhões de barris da commodity, como parte das medidas adotadas após a operação militar.

As falas proferidas por Trump durante o encontro com republicanos ampliaram a repercussão internacional das ações adotadas contra a Venezuela e reforçaram o tom adotado pelo presidente norte-americano em declarações públicas relacionadas à política externa do país.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias