Pesquisa aponta Daniel Vilela na liderança para o Governo de Goiás e revela cenários para 2026

A primeira pesquisa eleitoral divulgada com exclusividade pelo Portal Boletim Goiás sobre as eleições de 2026 aponta o vice-governador Daniel Vilela na liderança da disputa pelo Governo de Goiás e revela os principais cenários para Presidência da República, Senado Federal e Câmara dos Deputados no estado. O levantamento foi realizado pelo Instituto Directa e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE-GO nº 09710/2026).

Governo de Goiás 

Na disputa pelo Governo de Goiás, a resposta espontânea mostra Daniel Vilela com 12,6% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Marconi Perillo (5,8%), pelo governador Ronaldo Caiado (3,4%), pela deputada federal Adriana Accorsi (2,9%) e pelo senador Wilder Morais (2,5%). A maioria dos entrevistados, 68,1%, afirmou não saber ou preferiu não opinar.

No cenário estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor, Daniel Vilela amplia a vantagem e alcança 36,7%, contra 22,6% de Marconi Perillo. Wilder Morais aparece com 9,5%, seguido por Adriana Accorsi (4,3%) e Edward Madureira (0,8%). Os votos nulos somam 5,5%, enquanto 20,6% dos entrevistados permanecem indecisos.

Presidência da República 

A pesquisa também avaliou a corrida pela Presidência da República. Na resposta espontânea, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera com 13,3%, seguido por Ronaldo Caiado (6,7%), Flávio Bolsonaro (5,1%) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (4,5%). 58,6% dos eleitores não souberam ou não opinaram.

Nos cenários estimulados, os números indicam vantagem de nomes da direita no eleitorado goiano. Em um cenário com vários pré-candidatos, Ronaldo Caiado aparece com 35,6%, seguido por Flávio Bolsonaro (33,8%), enquanto Lula registra 11,9%. Em confrontos diretos, Flávio Bolsonaro chega a 57,2%, Ratinho Júnior soma 40,8%, Romeu Zemaregistra 38,2% e, no cenário mais favorável, Ronaldo Caiado atinge 67,8% das intenções de voto.

Senado Federal

Para o Senado Federal, o levantamento aponta um cenário fragmentado e com alto índice de indecisão. No primeiro voto espontâneo, o deputado federal Gustavo Gayer aparece com 6,9%, seguido por Gracinha Caiado (5,4%). Quando os nomes são apresentados, Gracinha assume a liderança com 24,3%, à frente de Gustavo Gayer (11,8%) e Vanderlan Cardoso (8,2%).

Na disputa pela segunda vaga ao Senado, Gustavo Gayer lidera a resposta espontânea, com 15,1%. Já na resposta estimulada, Jorge Kajuru aparece na frente, com 11,6%, seguido por Gracinha Caiado, Alexandre Baldy, Gustavo Gayer e Vanderlan Cardoso, todos tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Deputado federal

A pesquisa ainda avaliou a corrida para deputado federal. Na espontânea, Flávia Morais lidera com 3,1%, seguida por Bruno Peixoto (2,8%). Já no cenário estimulado, Bruno Peixoto aparece na frente, com 6,8%, seguido por Flávia Morais (4,5%), Delegado Waldir (4,2%) e Major Vitor Hugo (3,9%).

O levantamento do Instituto Directa é o primeiro a reunir, de forma ampla, os principais cenários eleitorais para 2026 em Goiás e indica um eleitorado ainda majoritariamente indeciso, mas com tendências mais definidas quando os nomes são apresentados aos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Directa, com 1.200 entrevistas presenciais em 44 municípios de Goiás, durante o mês de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Registro no TSE-GO: 09710/2026.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais notícias